MASSA LÍQUIDA E SEMILÍQUIDA

Esses tipos de massa devem ser tenras e delicadas. Geralmente muito fáceis de fazer e comumente consumidas no café da manhã ou lanche da tarde.
São elas:– Panqueca: apreciada pelos romanos. Uma massa bem fina feita na frigideira quente. Pode ser doce ou salgada.
– Crepe: apreciado pelos franceses, porém uma derivação da panqueca, uma massa mais fina também feita em chapa ou frigideira, pode ser doce ou salgada. Encontrada também em feiras no formato de palito ou em quiosques de shopping no formato de cone.
– Waffle e pancake: apreciado pelos americanos, porém é origem holandesa. A massa é basicamente igual, mas feita em formatos diferentes são fritas na frigideira ou na máquina própria para waffle. Na versão francesa tem o nome de gaufre.
– Wafer: a famosa casquinha de sorvete. Feita em uma prensa quente e moldada ainda quente.
– Blini: apreciado pelos russos desde o período da Idade Média. O tamanho é 10 cm de diâmetro X 1 cm de altura. Podem ter cobertura de doces ou salgadas.– Beignet: massa para filhó. É usada para recobrir frutas ou outro ingrediente que queira fritar e na massa, originalmente, contém cerveja. Uma adaptação brasileira é o bolinho de chuva.
– Popovers: uma versão norte-americana do Yorkshire pudding inglês. Quando cozido em formas individuais postas dentro de uma assadeira grande crescem de forma desigual.
– Omelete soufflé: é uma variação da panqueca com uma grande quantidade de claras em neve. É cozida somente de um lado e pode ser recheada com doce ou salgado e terminar a cocção no forno.
– Crumpets: é uma invenção inglesa de bolos pequenos, achatados, levedados com superfície pálida e esburacada.
– Ataif: doce árabe recheado com coalhada e castanhas e servido com calda de flor de laranjeira. Servido tradicionalmente durante o Ramadam.

Hoje dia dessa massa tão gostosinha de fazer e comer.

Acompanhem também pelo @deliciando e pelo Facebook – Deliciando.com.br