O ingrediente-base é a gordura seja margarina, óleo, manteiga, azeite, gordura vegetal ou emulsificante.
A fórmula básica para esse tipo de massa é:
GORDURA + AÇÚCAR + OVOS
Esse tipo inicia-se com esses três itens e só depois acrescentar os ingredientes secos juntos e peneirados.
Os bolos com base em gordura normalmente são mais firmes e densos que aqueles com base aerada. A alta presença de gordura e de açúcar nesses bolos também proporciona a umidade e um miolo mais delicado. São massas pesadas e não são muito aeradas, ou seja, as bolhas de ar interna são bem pequenas por isso é necessário adicionar fermento para auxiliar no crescimento.
A saborização dessas massas são bem aceitas e podem ser usados: essências, frutas, chocolates, especiarias, sucos, leites, chás e outros tipos de farinha (amêndoas, fubá, aveia etc.)São elas:
– Bolo simples, mármore, inglês: são de origem inglesa, com acréscimo de chocolate ou frutas cristalizadas;
– Bolo de frutas: conhecido como plum cake ou cake aux fruits. Essa variedade era utilizada para casamento por seu tempo de conservação em temperatura ambiente ser muito bom;
– Bolo de libra (inglês): origem europeia, também conhecido como quatre quarts (francês) por ser composto de 4 ingredientes e eles terem o mesmo peso.
– Bolo genovês: origem Gênova. Tem farinha de amêndoa e rum na composição da receita.
– Madeleine: são bolinhos franceses provenientes de Commercy, na França. São assadas em forminhas no formato de conchas.
– Financiers: são bolinhos assados em formas pequenas e retangulares.
– Brownies: é um bolo americano que não usa fermento, é assado rapidamente para ficar crocante por fora e úmido por dentro.
– Cupcakes: origem inglesa, conhecido também como fairy cakes (bolo das fadas). Tem tamanho de uma xícara (cup). Podem ter recheios e coberturas diversas. Nos EUA, o clássico é o famoso red velvet.
– Sour cream pound cake: originário do nordeste da Europa. O nome refere-se à antiga fórmula que indicava um pound de peso (453g) para cada ingrediente. Esse bolo atravessou diversas gerações da cozinha norte-americana e sofreu alterações nos ingredientes. – Bolo de fubá e de milho: origem no período colonial no Brasil quando não se usava tanto farinha de trigo.
– Bolo de cenoura: a origem é incerta, mas usava-se a cenoura como substituição do açúcar em alguns locais.
– Bolo de rolo: origem Pernambuco. Considerado um patrimônio cultural desde 2007. É um bolo bem fino, recheado com doce de leite ou goiabada, geralmente. E tanto pode ser enrolado como ter formato de bolo.
– Bolo de mandioca: é uma iguaria brasileira de origem indígena. Há também uma variação que chama Mané Pelado.
Acompanhem também pelo @deliciando e pelo Facebook – Deliciando.com.br