SENAC E ALÍCIA – O encontro da saúde com o prazer – parte II

No post de ontem nem comentei que quinta-feira (01.09.2011) estava um dia lindo e ensolarado, mas muuuuito frio também. Vcs perceberam, né? 🙂

Centro de Convenções Senac Santo Amaro

Centro de Convenções Senac Santo Amaro

Logo após o almoço houve a Mesa Redonda: “Gastronomia como diferencial nos hospitais: relatos e experiências” com Sandra Marina Chemin Seabra da Silva, nutricionista pela Universidade de São Paulo e Mestre em Ciência dos Alimentos; Cristiane de Souza Marques, nutricionista Chefe da Seção de Dietética Experimental da Divisão da Nutrição e Dietética do Instituto Central do HCFMUSP; Fernanda Ramos de Oliveira Pires, especialista em Nutrição pelo GANEP 2006 e responsável pela Nutrição Clínica do Hospital AC Camargo; Luci Uzelin, especialista em Gastronomia e Nutrição Clínica, coordenadora do Serviço de Alimentação do Hospital Israelita Albert Einstein.

mesa-redonda

A Sra. Cristiane discorreu sobre os seus desafios, possibilidades e conquistas na área pública hospitalar. Afirmou que para acabar com o preconceito de comida ruim é preciso que a dietoterapia, gastronomia e a técnica dietética caminhem juntas e que é possível uma gastronomia com a assistência nutricional.

Já a Sra. Fernanda falou sobre a aplicação da gastronomia para os pacientes, bem como, a realização mensal de oficina culinária de restrições alimentares para os familiares e para a comunidade agregando assim um conhecimento de como preparar a refeição em casa.
A Sra. Luci ressaltou também a importância da gastronomia e a nutrição conviverem juntas na mesma cozinha (em paz! … rsrsrs)  e quem ganha com isso é o paciente.  O hospital tem uma cozinha sustentável (Green Kitchen).

E para finalizar a Sra. Sandra solicitou aos participantes que observassem o mercado de trabalho porque não há “Nutricionista-Chef” para pacientes com restrições alimentares, uma vez que dependendo do tipo de restrição fica inviável a preparação pela família do paciente.

Workshop

Workshop

Em seguida teve o Worskshop: “Uso de Recursos e Técnicas de Gastronomia em Dietas Hospitalares” com o Felipe Celis Bueno (já apresentado anteriormente) e a Sra. Denise Oliveira Barreto, Técnico em nutrição e gastronomia, responsável técnica pela cozinha do Hospital do Coração – HCOR.
O Felipe ensinou algumas técnicas de como fatiar alguns legumes com o mandolin e fazer cortes diferentes e a Denise contou um pouco da sua experiência e que se viu “obrigada” a fazer gastronomia para poder atender a demanda do hospital. Ela também demonstrou como decorar alguns pratos para serem servidos aos pacientes com um “jeitinho” de gastronômico.

prato

prato-2

A palestra sobre “Métodos de Pesquisa em Gastronomia: avaliando a adesão à dieta” ministrada pela Sra. Suzana Cristina de Toledo Camacho Lima, Nutricionista e especialista em Alimentação Coletiva e gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) discorreu sobre técnicas de como elaborar um cardápio e saber se está sendo bem aceito pelos pacientes. Para isso é necessário fazer uma pesquisa detalhada conforme alguns itens abaixo:

Sra. Suzana - palestrante

Sra. Suzana - palestrante

– Definições: dieta habitual, dieta atual, métodos prospectivos (presente), métodos retrospectivos (passado);
– Questionário para o paciente responder sobre a frequência alimentar;
– Escolha do mérito de inquérito alimentar (objetivo, desenho de estudos, características do público-alvo, recursos humanos, recursos matérias, etc);
Enfim, é um trabalho árduo, persistente e deve ser feito juntamente com a nutrição, comissão de cardápio, gastrônomos e pacientes para que cheguem à hipótese: gastronomia faz a diferença no hospital porque melhora a aceitação alimentar, o estado nutricional, mudanças no comportamento alimentar (bom apetite), melhora a qualidade de vida.

Sra. Irene - palestrante

Sra. Irene - palestrante

No final do dia tivemos a “Interface entre a Nutrição e a Gastronomia” com a Sra. Irene Coutinho de Macedo Silva, Nutricionista e Mestre em Nutrição Humana Aplicada, Coordenadora do Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário SENAC. Na verdade foi mais uma sensibilização para as nutricionistas. Ela citou as leis da Nutrição, estabelecidas pelo Dr. Pedro Escudero: Lei da quantidade, da qualidade, da harmonia e da adequação e que elas se referem aos nutrientes!!!
Falou também sobre a nobreza de trabalho: intelectual (clínica) X braçal (produção) e que as nutricionistas refletissem sobre isso; “Porque as estudantes querem seguir o trabalho intelectual, ou seja, atender na clínica? Porque não o trabalho em produção? Já que quem faz e experimenta a alimentação do paciente é a nutricionista de produção.” Também contou a sua experiência como nutricionista e que a fez refletir que a nutrição precisa ser humanizada.
Bom, para o primeiro de evento foi bastante assunto né?

Beijos e até amanhã com mais notícias do evento.

Fui! 🙂