Viagens, estudos e mudanças

mudancas1

Clientes e leitores assíduos,

Olá!

Desculpe pela demora em atualizar o blog, mas este ano foi completamente fora do comum. Viajei e estudei bastante: viajei para estudar e estudei para viajar, enfim…

E depois de todos esses estudos e viagens decidi mudar o foco do blog… ( -Ahhhhhhhh!, alguns dirão) Talvez vocês não gostem muito da ideia, pois não atenderei mais encomendas, mas é uma mudança necessária.

Estou em outro projeto profissional e a falta de tempo não me permite atendê-los como sempre gostei de fazer.

Atender com qualidade é entender o que o cliente gosta e ir atrás de ingredientes, decorações, embalagens, fitas e outros detalhes importantes que fazem a diferença na hora de satisfazê-lo. Então, penso que é melhor não atender do que não atender direito…

O blog também está trocando o nome DELICIANDO para ANDREA JANAINA, para melhor atender às novas características.

Isso não quer dizer que não possam passar por aqui e deixar um “oi”, tirar uma dúvida e até mesmo bater um papo, certo?

Vou escrever um pouco sobre as viagens, os cursos na área de confeitaria e chocolataria que fiz. A série “Eu li” continuará porque tenho lido muito também.  🙂

E poderão acompanhar a mudança de perfil de amadora para profissional… : D

Devo muito disso tudo a vocês que sempre estiveram por aqui encomendando, me fazendo buscar novidades e acabei indo fundo mesmo… Rs, rs, rs…

Finalizei o curso de Técnico em Cozinha (ETEC), fiz cursos em:

· Campinas: no ITAL;

· no SENAI;

· em Buenos Aires: Escola Mausi Sebess;

. no SENAC;

· na França: École Gastronomique Belloeut Conseil (Paris), Alain Ducasse (Paris), École Nationale Supérieure de Pâtisserie (Yssingeaux) e École Internationale de Pâtisserie Olivier Bajard (Perpignan).

Visitei a Expochocolate em São Paulo, a Febrachoco, em Gramado, o Salon du Chocolat em Salvador e o Salon du chocolat em Paris.

Mas vou contar tudo isso aos poucos!

Espero que gostem das mudanças!

Beijos e até mais!

4 thoughts on “Viagens, estudos e mudanças

  1. Oi Andrea, tudo bem?
    Eu estava vendo seu blog e sua historia muito bacana.
    Gostaria de tirar algumas dúvidas, e se você puder me ajudar ficarei muito agradecida. Eu sou formada em Relações Públicas, e desde a faculdade trabalho como redatora, só que ao passo que fui perdendo a paixão pela minha profissão fui me aproximando mais da cozinha. No final do ano saí da agência em que trabalhava, e me vi sem o menor interesse em voltar pra área.
    O que eu queria mesmo era trabalhar com doces e por isso comecei a fazer os pães de mel, bem casados, docinhos, bolos… essas coisas para vender.
    Aí a necessidade de me especializar na área começou a aparecer, fiz um curso no Senac que até atendeu as minhas expectativas, queria aprender algumas técnicas para ter uma base mesmo. Agora gostaria de me aprofundar mais no assunto.
    E o que eu queria te perguntar é se, pela sua experiência, você acha que vale a pena fazer faculdade Gastronomia, ou então, algum curso mais extenso em Confeitaria (vc conhece algum?), pq o que me atrai mesmo é essa parte de doces, e ai fico pensando se a faculdade não vai sair um pouco disso, pois assim iria aprender mais o geral. E assim, eu não tenho pretensão de trabalhar em restaurantes, quero me aprofundar em confeitaria para melhorar o trabalho que faço hoje, e entregar as encomendas que recebo da melhor maneira possível, com o máximo de qualidade.
    São muitas dúvidas: será que o caminho não seria primeiro a faculdade de gastronomia e depois alguma extensão em confeitaria? Vale a pena eu fazer um curso mais avançado em confeitaria sem ter tido a faculdade como base? Você conhece algum curso mais extenso em confeitaria? Estudar fora é a melhor opção?
    Enfim se vc puder me responder serei eternamente grata. =D

  2. Oi Roberta! Tudo bem!

    Que bom que gostou do blog e das minhas loucuras…rsrsrs

    Se vc somente quer seguir a área de confeitaria, não ajuda fazer gastronomia. No curso aprenderá mais sobre cozinha quente do que confeitaria.
    Aqui em São Paulo é bem complicado curso específico de confeitaria completo, geralmente são segmentados.
    No SENAI, o curso de confeitaria é mais voltado para doces de padaria. Talvez seja um começo fazer o curso confeitaria básica no SENAC, mas ele não tem, pelo menos por enquanto, confeitaria avançada.
    Eu fiz em Buenos Aires, na Escola Mausi Sebess, gostei bastante! Os cursos lá são divididos em 3 módulos. O ideal é fazer os cursos intensivos, geralmente em julho e janeiro, porque faria cada módulo em uma semana. Maaaaaaaaaaaas a confeiteira do Hotel Ramada (onde fiquei hospedada) de Buenos Aires, me disse que a escola IGA é muito melhor e tem uma filial aqui no São Paulo, na cidade de Santo André. Acho que vale a pena dar uma pesquisada.
    Se depois sentir necessidade de um diploma na área de gastronomia, poderia tentar um pós que tem na Anhembi Morumbi, como vc já diploma de curso superior.

    Espero ajudá-la! 🙂

    Qualquer dúvida estou à disposição!

    Andrea

    ps.: estou respondendo pelo link do blog, mas por garantia vou encaminhar por e-mail tb. Depois me avise qual recebeu.

  3. Oi Andrea,

    Muito obrigada pelo retorno =)
    Vou pesquisar sobre o IGA e essa pós na Anhembi.

    Ajudou bastante sua resposta.
    Tudo de bom pra vc.

    Ps. recebi aqui no blog e tbm no email.

    Beijos

  4. Roberta,
    Desejo muito sucesso para vc!
    Estou à disposição!
    bjs

Comments are closed.