Técnico em Cozinha

Olás,

Quem me conhece ou já leu o meu perfil… já viu que sou formada em Organização e Gestão de Eventos, pela Anhembi Morumbi, trabalhei por 13 anos como secretária, mas  resolvi trabalhar com doces: o que eu realmente gosto de fazer… Na verdade eu gosto de estar na cozinha, seja fazendo salgados ou doces desde que esteja com a mão na massa…

Entre uma encomenda e outra gostava de fazer uns cursinhos básicos para sempre estar atualizada. E um dia decidi que precisava de mais técnicas… então… o que fazer??? A faculdade de gastronomia era e continua mega cara!!! Pesquisei e encontrei o curso de cozinha na ETEC.

Fiz a prova e fui aprovada!!! E agora? O que fazer? Obviamente, o curso, mas teria que conciliar casa, filha e marido e encomendas… e não é que tudo se ajeitou!!! Os três semestres passaram voando e este ano, em junho, me formei em Técnico em Cozinha… 🙂

Turma de Técnico em Cozinha

Turma de Técnico em Cozinha

O curso de cozinha na ETEC é muito bom!!! Seria muito melhor se o governo investisse mais nessa área… mas enfim, não quero entrar nesta discussão…

Apresentação do TCC

Apresentando o TCC

A grade curricular é bem parecida com das universidades pagas. E outra, né? Sabemos que quem faz a escola é o aluno.

Quem tem vontade de entrar nessa área e não dispõe de muita verba, eu recomendo!!

Beijos

Até o próximo curso! 🙂

19 thoughts on “Técnico em Cozinha

  1. Cara Andrea,

    Gostaria de saber se vc gostou do técnico de cozinha, aonde fez (em q unidade), qto tempo esta formada e se valeu a pena?
    Sucesso
    Paula
    P.S.: me responda por email, por favor.

  2. ola!me chamo carla , sou uma apaixonada por tudo que se refere em cozinha (amo uma boa comida) , pois bem convecei a faculadade de gastronomia infelismente não pude levar a diante , mas estarei comecando este curso técnico em cozinha , tou contando os dias pra voltar a estudar o que gosto .

  3. Olá, estou pretendendo começar o curso de cozinha e gostaria de saber com relação a empregabilidade! Tem uma área ampla para se trabalhar, mas tem vagas nessas áreas, como restaurantes e afins?….e vc sabe me dizer uma base salarial para esse profissional?

    Desde já agradeço^^

  4. Bom dia Hellen,

    A empregabilidade é muito boa! Vc pode trabalhar em vários setores como restaurantes, buffets, lanchonetes fast-food, por conta própria, cafeterias, chocolatarias, docerias, personal chef, entre outros.
    Sim, há bastante vagas, ainda mais por causa da COPA 2014 e os estabelecimentos querem estar prontos para atender a demanda com profissionais qualificados.
    Quanto ao salário varia muito do estabelecimento, mas gira em torno de R$ 900,00 a R$ 5.000,00 dependendo do cargo que ocupar.
    Espero que tenha esclarecido as dúvidas.
    Boa sorte!
    Andrea

  5. Nossa começo o curso hoje e estou super empolgada. Queria cursar gastronomia mas o preço realmente assusta, então acabei optando pelo técnico. Estou confiante de que será muito legal! Me identifiquei com seu post. Beijos!

  6. Olá Pamela, fico feliz que o meu post te ajudou a escolher o curso técnico.

    Boa sorte no curso! Acho que vai gostar, sim!

    Bjs

  7. Bom dia!
    Gostaria de saber se pra fazer esse curso técnico de cozinha, precisa saber cozinhar?

  8. Oi Carla

    Gostaria de sanar algumas duvidas referente ao curso de cozinha, qual a grade curricular, ouvi dizer que os materiais que se é utilizado no curso são caros e gostaria que me desse um parecer do curso. tenho vontade de fazer e como você tenho filhos trabalho fora e como você disse é bem difícil de estudar com todos esses afazeres. Obrigada pela ajuda.

    Roberta

  9. Olá Roberta,

    Obrigada pela visita ao blog! 🙂

    A grade curricular correta vc encontra neste link: http://www.eteccamargoaranha.com.br/2013/basestec/cozinha.pdf

    Isso depende muito da verba que o aluno tem disponibilidade, ou seja, vc poderá comprar a melhor faca do mundo ou comprar um faca mais barata e que sirva para utilizar na cozinha durante o seu aprendizado. Os materiais são basicamente faca de chef 8′ ou 10′, descascador de legumes, faca de legumes, chaira ou pedra de amolar, batedor de arame, um estojo para levar esses utensílios. Os demais utensílios tem na própria escola para uso coletivo.

    Eu entendo a correria, mas o marido gostará das novidades que fará em casa e os filhos orgulhosos da mãe estudiosa. E o tempo passa muito rápido!

    Boa sorte!

    Bjs

  10. Andrea, boa tarde! Não sabia cozinhar nem ovo antes de casar. Casei e para ajudar nos afazeres de casa decidi cozinhar. Peguei gosto pela coisa. Faço um prato ou outro (meu repertório ainda não é grande), mas quem prova gosta do tempero! Nesta páscoa meu cunhado provou de um peixe que fiz e me chamou para abrir um restaurante, mas tenho consciência que falta muita para chegar lá… Aliado à minha insatisfação com meu atual emprego, gostaria de mudar de ares e fazer o curso técnico de cozinha na Etec Santa Ifigênia. Mas, tenho algumas dúvidas (que talvez você possa me ajudar): após curso, tecnicamente falando, estarei apto a abrir meu próprio negócio? por exemplo, cafeteria, casa de sucos ou mesmo um pequeno restaurante self service? quais tipos de pratos o aluno aprende no curso? (ou seja, além dos pratos tradicionais envolve confeitaria, salgados, sanduíches e sucos?) Obrigado! ; – )

  11. Boa tarde Weverton!
    Agradeço a visita ao blog! 🙂
    Fico feliz em poder ajudar um pouquinho a esclarecer algumas dúvidas.
    Bom, a grade curricular do curso técnico é bem próxima do curso de gastronomia.
    Somente o curso técnico não te deixa apto para abrir um negócio. O ideal é fazer um estágio ou conseguir um emprego na área e trabalhar por um tempo para ter noção de como é a cozinha.

    Por quê? Porque a cozinha não é só saber cozinhar, vc tem que administrar os funcionários, os clientes, os pedidos, e principalmente administrar perdas. Essas perdas são referentes ao peso, sobras e desperdícios dos ingredientes das suas preparações.
    Isso também não quer dizer que vc não possa fazer outros cursos para te ajudar entender melhor como funciona na prática.

    Os alunos aprendem história da gastronomia, noções de nutrição, confeitaria, chocolataria, panificação, bebidas, cozinha quente, cozinha fria, cozinha regional e internacional, etiqueta, cardápio, entre outras.

    Vc sai do curso tendo uma ideia de qual caminho seguir. A gastronomia é muito extensa e diversificada somente na prática é que conseguirá sentir o que de fato o que é trabalhar na cozinha.

    Espero tê-lo ajudado. Qualquer dúvida, é só perguntar!

    Boa sorte!

    Andrea Janaina

  12. olá janaina!!

    tenho vontade de fazer o técnico em cozinha, exatamente no camargo aranha! tenho muitas dúvidas, me passa seu e-mail…

  13. Olá, Tudo bem?!
    Gostaria de saber se esse curso também serve para pessoas que não sabem cozinhar direito? (tipo eu). Gostaria de aprender a cozinhar e seguir a profissão, pois sei fazer alguns bolos e doces mas a parte do arroz e feijão e complicado kkk.

  14. Quero ser gastronômica , fazer a faculdade de gastronomia. Só que pretendo fazer meu ensino médio na etec , só até não achei o curso técnico específico de gastronomia , o de cozinha seria a ” mesma coisa ” ?

  15. Boa tarde Gabriel,

    Peço mil desculpas pela demora em responder.

    Sim, o curso técnico em cozinha serve para aprender a cozinhar. Aprenderá as técnicas de corte, de cocção entre outras.

    A grade curricular é bem legal!

    Boa sorte!!

    Andrea Janaina

  16. Olá! Achei meio que por acaso o seu blog falando do curso tecnico em cozinha pela ETEC. Me inscrevi para a ETEC do Brás.
    Tomei a liberdade em pegar seu e-mail para enviar com algumas duvidas que me rondam.

    Beijos e sucesso sempreee…

  17. Viviane,
    Recebi seu e-mail e respondi.
    Desejo boa sorte na prova e sucesso para vc!
    bjs
    Andrea

Comments are closed.