Senac e Alicia – 2º dia

Olá, Pessoal!

Desculpem-me pela demora em terminar de escrever sobre o evento, mas ficou corrido por aqui. 🙂

O segundo dia foi muito interessante também, porque foi tratado sobre as restrições alimentares fora do ambiente hospitalar. Afinal de contas, as pessoas que têm tais restrições não moram nos hospitais e precisam ter uma vida social normal, precisam comer em casa, nos hotéis e nos restaurantes.

Mesa Redonda

Mesa Redonda

Na mesa redonda “Restrições Alimentares: desafios e práticas dos restaurantes no Brasil” com o Prof. Marcelo Traldi (Tecnólogo em Hotelaria e especialista em Administração Hoteleira e professor do Centro Universitário do SENAC), Tatiana Cardoso (Formada pela Escola de Culinária Natural Gourmet Cookery School, em Nova York, Instituto de Gastronomia e Nutrição, Chefe e proprietária do Restaurante Moinho de Pedra) e José Carlos Barattino (Chefe de Cozinha Internacional, especialista em Hotelaria, Chef do Hotel e Restaurante Emiliano) falaram sobre suas experiências em atender clientes com restrições alimentares.

Importante ressaltar a diferença entre o Chef de restaurante e o Chef de hotel. Segundo Barattino, no hotel a comida em si não é o foco do cliente diferentemente de quem procura um restaurante, ou seja, quem se hospeda num hotel quer um quarto para dormir bem e, consequentemente, acaba se alimentando lá mesmo. E, por isso, recebe muitas alterações de ingredientes por causa das restrições alimentares e que devem ser respeitadas sejam por ideologias, religiões e alergias. No hotel, ele tem clientes vegetarianos, ovo-lácteos, lácteos e veganos, entre outros (1).

Já a Tatiana, comentou que o restaurante cuida de uma alimentação específica para as restrições alimentares, ao contrário do hotel, as pessoas vão até porque querem comer uma comida que respeite as restrições ou simplesmente uma alimentação mais saudável.

Enfatizaram a importância de as pessoas terem consciência de que não é uma boa ideia fazer comidas restritivas copiando as tradicionais. E, sim, colocar a cabeça para funcionar e criar receitas novas e deliciosas usando os produtos que atendam à determinada restrição. Eles deram como exemplo o pão francês que é impossível comer sem glúten porque é isso que dá a crocância e a maciez do pão. Também que é interessante procurar ingredientes que já não contenham glúten naturalmente, por exemplo: pão de queijo, pão de mandioca, entre outros.

O Chef Barattino ressaltou “Nutricionista é muito importante para garantir a segurança alimentar!”

dsc03627

Em seguida, participei do “Workshop: Dieta sem glúten” com a Flávia Semenow e o Felipe Celis Bueno. Foi muito importante porque eles deram uma lista de produtos que não contêm glúten e podem ser utilizados como: farinha de arroz; de mandioca; de grão de bico; de milho; de batata; de trigo sarraceno; de araruta, de feijão; de mandioquinha e há algumas farinhas sem glúten. Todas essas opções são cereais secos batidos no liquidificador até formar uma farinha fininha, mas também podem ser encontrados na “Zona Cerealista” aqui em São Paulo.

Deixarei aqui para vocês a receitinha que ensinaram lá ao vivo:

Nhoque de mandioca:

100 gramas de farinha de mandioca (triturada no liquidificador)
230 gramas de água

Misture e amasse até dar o ponto de enrolar. Cortar normalmente e cozinhar na água fervente até subir e está pronto o nhoque sem glúten. Legal, né?

Bom, para mais receitas com restrições alimentares clique aqui: http://www.alicia.cat/receptes/
dsc03630

Logo após o almoço, assisti às palestras: “A Gastronomia como ferramenta para a promoção da Saúde” com Elena Roura Carvajal e “O Patrimônio Agroalimentar e a Saúde” com Antony Massanés (Gastrônomo e diretor da Fundação Alícia). Ambos falaram sobre o funcionamento da fundação ao redor do mundo, das oficinas realizadas com adolescentes, crianças e profissionais da área e estão sempre buscando soluções através da alimentação. Foi falado também sobre a importância de valorizar os pequenos produtores e os locais e disse que na Cataluña já está acontecendo a perda desses produtores. O Sr. Antony ressaltou que é fundamental cuidar da biodiversidade para não perdê-la. Então, prestemos atenção! Nem tudo que vem de longe é melhor. O de perto também pode ser tão bom quanto, vamos valorizar!

dsc03632
Depois do delicioso coffee-break… rsrsrs… (eles são sempre gostosos, né, gente?) começou a palestra sobre “Comida do passado, Saúde do presente: o resgate de bons alimentos, boas preparações e ótimas histórias” com Neide Rigo (Nutricionista, Consultora em Nutrição na área de cozinha experimental e autora do blog Come-se). Apesar de se declarar tímida logo no inínio, a palestra foi muito descontraída. A blogueira soltou logo de cara “Se precisamos comer, naturalmente deveríamos saber cozinhar” e discorreu sobre os alimentos que não se encontram mais, tais como: cruá, mangarito, jiquiri, caramoela, fubá de canjica, entre outros. Disse que, sempre que viaja, procura ingredientes locais e diferentes para conhecer e comer.

dsc03633

Depois disso, teve o Workshop: Gastronomia para crianças: uma estratégia para a formação de bons hábitos alimentares com Maria Luiza Petty (Nutricionista e especialista em Gastronomia, Consultora do SENAC São Paulo nos projetos em parceria com a Fundação Alícia) nos contou como foi montar a sua primeira oficina culinária com as crianças.

Explicou também como estimular as crianças a experimentar o alimento que não gosta ou que não conhece. Algumas sugestões são: chamar a criança para ajudar na preparação da refeição, deixá-las escolher os alimentos, cortá-los (obviamente que VOCÊ observando), deixá-los propor uma nova forma de servir, valorizar a cooperação, tirar fotos depois do prato pronto. Assim o seu filho que não come verdura pode te surpreender! Arrisque! Confie!

Foram convidadas três crianças e fizeram um yakissoba na hora e “mandaram” muito bem na cozinha!

dsc03635

E para finalizar teve o encerramento com a Irene agradecendo a presença de todos!

Ahhhhhh….. aí acabou mesmo!!! Pena, né? Eu acho que ficaria mais algumas horas ali ouvindo e aprendendo mais um pouco.

É isso! Espero que tenham gostado e como prometido vou postando aos poucos as receitas das alunas do SENAC.

bjs

Andrea

Nota:

(1) Ovo-vegetarianismo: Uma variação da dieta apresentada acima, este plano alimentar não abrange qualquer tipo de carne ou peixe, nem produtos lácteos. Aos vegetais e frutas, juntam-se apenas os ovos.
Ovo-lacto-vegetarianismo: Esta dieta não inclui qualquer tipo de carne ou peixe, mas inclui, para além dos alimentos de origem vegetal, os ovos, o leite e os seus derivados.
Lacto-vegetarianismo: Por sua vez, este tipo de alimentação vegetariana exclui qualquer tipo de alimento animal, incluindo os ovos, mas não os produtos lácteos, como o leite, o queijo e os iogurtes, que acompanham a fruta e os vegetais.
Veganismo: Esta é a dieta mais rígida do mundo dos vegetarianos, sendo única e exclusivamente composta por alimentos vegetais produzidos pela terra. Estão excluídos todos e quaisquer produtos de origem animal (carnes, ovos, lacticínios e até gelatina e mel!) incluindo aqueles que, não tendo vestígios de animal no produto final, recorreram aos mesmos durante a sua produção (caso do açúcar ou do vinho).
Fonte: http://ricasaude.com/a-dieta-vegetariana/

One thought on “Senac e Alicia – 2º dia

  1. Só não concordo com a frase: “Se precisamos comer, naturalmente deveríamos saber cozinhar”. Acho que tá muito bom assim: você cozinha e eu como! rsrsrs…

Comments are closed.