El día del Spañol en el Memorial de la America Latina

Buenas tardes!

Para quem não sabe eu AMO o idioma espanhol. Estudei por três anos no Centro de Linguas há 20 anos pelo menos (não façam as contas, ok?:D).

Quando fiquei sabendo que no dia 18.06.11 haveria este evento, logo fiquei empolgada para ir… :)… Ainda mais quando vi na programação que teria degustação de azeite.

O evento foi para comemorar a cultura de todos os falantes da língua espanhola, ou seja, os países que foram colonizados pelos espanhóis: Chile, Argentina, México, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, entre outros.

O dia estava lindo e ensolarado. O clima no Memorial da América Latina estava encantador. A minha irmã e eu fomos juntas porque adoramos tudo que esteja relacionado a esta cultura. Somos espanholas ou descendentes? Não! Somos simplesmente apaixonadas pela cultura.

Chegando no Memorial tinha várias barraquinhas de livros em espanhol, roupas típicas, artesanatos e além disso, a feira gastronômica de comidas típicas. Logo adiante tinha também um palco com apresentações musicais.

18062011005

Dentro do prédio estava acontecendo a degustação de azeite, oficinas para as crianças, espetáculos de danças e de músicas no teatro, exposição de algumas escolas e tv e aulas express de espanhol. Teve alguns sorteios também, mas não demos muita sorte, não ganhamos nada….hehehe…

Queríamos fazer tudo ao mesmo tempo…hehehe… comer, dançar, assistir, mas como obviamente não é possível, fomos direto para a degustação de azeites porque tinha hora para acontecer.

Eu adoro cozinhar como muitas de vocês podem perceber e então estava ansiosa para a degustação, mas a minha irmã que NÃO gosta de cozinhar; nem tanto…rsrsrs… mas curtiu a degustação.

18062011002

A degustação foi com a sommelier Cláudia Gacitúa e foi muito bacana para conhecermos mais opções de azeites. Foi uma verdadeira aula sobre azeitonas e azeites.

18062011001

Explicou sobre algumas diferenças entre os tipos de azeitona: picual, hojiblanca, cornicabra, blanqueta, faga, picudo, entre outros tipos. A variedade de azeitonas é muito grande, estima-se 2.000 espécies pelo mundo e 260 espécies na Espanha. A grande exportadora de azeites. Podem ler mais a respeito neste link.

18062011003

A degustação em si foi excelente! De olhos vendados para sentirmos o aroma e em seguida tomarmos o azeite. A primeira sensação para quem nunca o experimentou e de estar tomando simplesmente um copinho de óleo, mas depois vai sentindo as diferenças entre eles.

A começar pelo aroma que dá para sentir um cheiro de tomate verde, grama recém cortada e o gosto suave do primeiro, o segundo com uma pele picância e o terceiro com um amargor e picância mais acentuados. Um azeite para cada tipo de prato ou se preferir para cada tipo de gosto.

Quer experimentar?

Quer experimentar?

Eu gostei de degustar azeite! No próximo falarei sobre o evento “A culinária da floresta”… 🙂

bjs

One thought on “El día del Spañol en el Memorial de la America Latina

  1. Mas que incrível qualidade achei nos posts muito bem elaborados desse blog. Estava vasculhando sobre esse assunto por décadas e você me apontou a luz no fim do túnel. Me tornei seu fã e falarei com meus amigos sobre seu blog. Continue assim!

Comments are closed.